.Bem-vindo a Portugal no seu pior
Portugal não é só um país de maravilhas. Anda por aí muita coisa a precisar de arranjo: nódoas urbanísticas, atentados ao ambiente, estradas perigosas, poluição, espécies ameaçadas, etc. O "Tal&Qual" conta consigo para apontar as aberrações a precisar de acção mais rápida. Neste blog, pode consultar as escolhas de alguns convidados, indicar as suas, comentar, debater e até votar. Ajude-nos a chamar a atenção para o que está mal.
.Aberrações recentes

. Quarteira vence “As Grand...

. "O meu estádio é bonito"

. André Sardet

. Arons de Carvalho

. Paulo Andrade

. Adolfo Luxúria Canibal

. Fernando Negrão

. "Ninguém mexe no ninho"

. Leonel Moura

. Anthímio de Azevedo

. Miguel Relvas

. Polémico e estranho "piri...

. Isaltino Morais

. Teresa Caeiro

. Carlos do Carmo

.Arquivos
.tags

. todas as tags

.Outros locais pouco recomendáveis
Sexta-feira, 22 de Junho de 2007
Torre de Santo António - Covilhã

Este é um dos edifícios votados para as sete aberrações de Portugal.

A história não deixa de ser curiosa e a escolha parece ter legitimidade, afinal salta à vista o choque entre o prédio em questão e a paisagem à volta.

A torre de Santo António data de meados dos anos 70 e tem cerca de 20 andares. Faz parte de um projecto de habitação do arquitecto Pinto de Sousa, pai do actual primeiro-ministro, José Sócrates. O projecto previa a construção de mais dois prédios do mesmo estilo, com áreas comerciais e estacionamento. A obra não avançou devido a falências e desde então tem-se falado tanto em demolição como em recuperação.

O interessante neste prédio é que do 7º  ao 12º andar os apartamentos estão praticamente acabados, com loiças e janelas nas casas-de-banho, alumínios, vidros duplos, equipamento de videovigilância, elevador com motor (que chegou a funcionar) e chão pavimentado. No último andar estava previsto um restaurante panorâmico com vista para a Cova da Beira.

O projecto de Pinto de Sousa visava incluir mais dois prédios de sete andares que em conjunto com o único construído fariam a forma de um T invertido. Por enquanto a Torre de Sto António mantém-se solitária e inacabada, condição de há 30 anos.

publicado por talequalmente às 14:31
link do post | comentar | favorito
10 comentários:
De Atrasdascamaras a 22 de Junho de 2007 às 17:40
Quando puderes visita o meu BLOG! ;)

atrasdascamaras.blogs.sapo.pt
De cincoassoalhadas a 22 de Junho de 2007 às 18:55
Eu vou lá ver.Não acredito.
De Alfredo a 23 de Junho de 2007 às 13:31
Está muito bom, espetacular, a vista deve ser fenomenal.

Boa escolha.
De Sofia Gonçalves a 23 de Junho de 2007 às 17:17
Mas que grande aberração!!! Bolas que é mesmo feio!!!
De Gel a 23 de Junho de 2007 às 18:20
lol essa ideias das aberr~ções é fixe...lol

bjo
De Viriato a 23 de Junho de 2007 às 19:25
Mesmo, e ainda que, a título póstumo, quiséssemos responsabilizar tais autores, das duas uma: ou estaríamos perante um monumento de grande importância para a história ou, então, esse mesmo autor entraria no book do mau gosto.
De andre a 24 de Junho de 2007 às 23:46
eu sou da covilhã e realmente é uma coisa que distoa ao longe mesmo, aquilo é bem alto e deve ter uma vista que so mesmo do alto da serra é superada. gostava de ver aquilo demolido...
De O Padrinho a 29 de Junho de 2007 às 09:39
Ora bolas, esta era a que eu queria enviar, parece que alguém se antecipou!! :-) Sem dúvida uma grande aberração que convido a visitar aqui na Covilhã.! Esta vai ter o meu voto!
De scorpio mab a 29 de Junho de 2007 às 12:23
http://mafiadacova.blogspot.com/
De n a 23 de Julho de 2007 às 12:51
Grande vista do alto :D

Comentar post

.Não fique calado!
Faça perguntas difíceis. Apresente as aberrações que conhece. Discuta e faça sugestões. Disponha sempre do nosso mail: equipatalequal@sapo.pt
.Procure aqui a sua aberração preferida