. Quarteira vence “As Grand...
. Polémico e estranho "piri...
. Blogue Bem Informado
. Terreiro
. Cruz Quebrada e Dafundo City
. A-Sul
. EMALMADA
. No´ticias da minha freguesia
. Os Pertinentes
. Entidades Oficiais
Durante dois meses o “T&Q” convidou um vasto leque de personalidades aptas para eleger as piores coisas do País a nível arquitectónico. Após mais de cem contactos as considerações foram muitas, com avaliações bastante originais. Mas só sete podem fazer parte desta lista.
As escolhas dos convidados para a eleição dos “mamarrachos” raramente coincidiram com a opinião dos visitantes. O blogue deu voz à posição dos portugueses, que ao discordar das sugestões das personalidades contactadas pelo “T&Q”, deixavam também as suas.
Quarteira, no Algarve, foi sempre a líder na iniciativa. Com 15 votos esta cidade foi classificada de todas as formas.
No segundo lugar ficou o prédio “Coutinho”, o “ninho” que os vianenses não querem que se mexa.
Ainda no pódio está o “inexpressivo” monumento ao 25 de Abril, no alto do Parque Eduardo VII, em Lisboa, mais conhecido por “pirilau”, do escultor João Cutileiro.
Apesar de outros estádios do Euro 2004 terem sido sugeridos, nenhum obteve o número de votos como o Estádio Alvalade XXI, do Sporting Clube de Portugal. Foi o quarto “mamarracho” mais votado nesta iniciativa.
O busto de Sá Carneiro, na Praça do Areeiro em Lisboa ficou em quinto lugar.
Na Baixa de Lisboa está a sexta “aberração”: o Largo do Martim Moniz.
No Cais do Sodré o edifício da Administração do Porto de Lisboa (APL) que “torna o Tejo invisível” é a sétima “aberração”, ainda em fase final de construção, na zona ribeirinha de Lisboa.