. Quarteira vence “As Grand...
. Polémico e estranho "piri...
. Blogue Bem Informado
. Terreiro
. Cruz Quebrada e Dafundo City
. A-Sul
. EMALMADA
. No´ticias da minha freguesia
. Os Pertinentes
. Entidades Oficiais
Engº. Electrotécnico
1 - A Construção Dispersa no território, de edifícios para habitação, desde as moradias unifamiliares até prédios com vários pisos, o que determina uma urbanização extensiva, geralmente com muito má qualidade urbanística e arquitectónica, na qual não se percebendo o que é o “perímetro urbano”. Isto acontece desde as Áreas Metropolitanas até às mais pequenas aldeias, e determina grandes sobrecustos públicos e privados com as infra-estruturas. A título de exemplo: Várzea em torno de Seia e algumas zonas da Região do Oeste, a norte de Lisboa. Acrescentar as aberrações existentes no domínio dos edifícios industriais e logísticos como, por exemplo, os Aviários da Região de Lafões.
2 - As Estradas-Avenida. Em muitas sub-regiões portuguesas, particularmente nas áreas periurbanas de Lisboa e Porto, deparamos com casos de Estradas Nacionais que, de repente, em extensões que variam dos quinhentos metros até dois ou três quilómetros, se passam a designar por Avenida ou Rua. Esta subversão indica o potencial de desordenamento do território.
3 - As esculturas colocadas, uma no topo do Parque Eduardo VII, entre as colunas originais, a que o povo chama “O Pirilau”, e outra na Avenida Luísa Todi, em Setúbal, que os populares designam “O Coiso”.
4 - As cinco centenas de casas ilegais e algumas das legais, existentes no sistema dunar da Ria Formosa.
5 - A construção intensiva e desordenada, que são exemplos de especulação e oportunismo, existente na zona de Quarteira e na Ericeira, e a que se está a iniciar em Tróia, Litoral Alentejano e em torno de Alqueva.
6 - O designado Pulmão Verde da Portela que se transformaria, caso viesse a concretizar-se, em Bife Imobiliário com Molho Verde à Volta.
7 - O estilo Taveira.