.Bem-vindo a Portugal no seu pior
Portugal não é só um país de maravilhas. Anda por aí muita coisa a precisar de arranjo: nódoas urbanísticas, atentados ao ambiente, estradas perigosas, poluição, espécies ameaçadas, etc. O "Tal&Qual" conta consigo para apontar as aberrações a precisar de acção mais rápida. Neste blog, pode consultar as escolhas de alguns convidados, indicar as suas, comentar, debater e até votar. Ajude-nos a chamar a atenção para o que está mal.
.Aberrações recentes

. Quarteira vence “As Grand...

. "O meu estádio é bonito"

. André Sardet

. Arons de Carvalho

. Paulo Andrade

. Adolfo Luxúria Canibal

. Fernando Negrão

. "Ninguém mexe no ninho"

. Leonel Moura

. Anthímio de Azevedo

. Miguel Relvas

. Polémico e estranho "piri...

. Isaltino Morais

. Teresa Caeiro

. Carlos do Carmo

.Arquivos
.tags

. todas as tags

.Outros locais pouco recomendáveis
Website Counter
Quinta-feira, 5 de Julho de 2007
"O Populismo das 7 Maravilhas"
Cláudio Torres, director do Campo Arqueológico de Mértola e ex-representante de Portugal na UNESCO,  na entrevista “Radar” da revista Visão:
 
“A UNESCO demarcou-se da eleição das 7 Maravilhas do Mundo...
Achei bem. Não pode ficar amarrada a uma bandeira nem dar-lhe a carga simbólica que não tem. É uma iniciativa de um populismo barato, sem seriedade técnica ou científica. Lembra o que sucedeu com o concurso dos Grandes Portugueses, em que venceu Salazar, porque os resultados ficam completamente falseados.
Que critérios deveria ponderar?

(...) Às vezes, na História, é mais longo o mito do que o próprio objecto (...) o mito é muito mais importante do que a realidade.

Porquê?

Já nem se sabe bem se algumas delas existiram ou, pelo menos, se eram exactamente assim. Nem por serem maravilhas escaparam à destruição. Os Jardins Suspensos da Babilónia são agora ninhos dos tanques americanos (no Iraque). Desta vez não ficará qualquer mito, porque estamos na sociedade da construção do efémero.

Haveria maneira de eleger as 7 maravilhas?

O resultado seria sempre aleatório, com a escolha do momento (...). Os portugueses poderiam votar no Pantanal (Brasil) só porque o conhecem de uma telenovela. Mas talvez muitos deles votem no Corcovado (Rio de Janeiro), por ser a única maravilha «lusófona» (...). Os resultados são influenciados por outros factores, sejam ligações históricas ou nacionalismos.

Os Egípcios retiraram as pirâmides da lista de elegíveis...

Ora aí está um gesto inteligente. Era muito pouco provável que ganhassem (...). As pirâmides não são vendáveis no supermercado, nem aparecem na televisão. Se houvesse um concurso entre elas e o sarcófago de Tutankamon ganhava este (...)

Em Portugal vai até eleger-se também as nossas 7 Maravilhas...

Mas ao mesmo tempo foi lançada a campanha do jornal Tal&Qual para a eleição das  7 Grandes Aberrações de Portugal. também temos de reconhecer que se mantém uma certa inteligência e humor ao lado da estupidez.

Quais são as consequências de uma eleição destas?

Nenhumas, felizmente. São coisas que passam rapidamente. A eleição cumprirá certamente o seu objectivo, que é um brutal crescimento das audiências televisivas na noite do anúncio dos resultados.

Pessoalmente, quais são as suas maravilhas?

É tudo muito relativo (...), mas escolhi Monsaraz, por ser uma jóia e uma construção colectiva. Fora disso, acho que a pala do Pavilhão de Portugal feito pelo  Siza Vieira para a Expo '98 é um monumento raro, que vai marcar a nossa arquitectura e ter uma importância decisiva para gerações."

tags:
publicado por talequalmente às 17:02
link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De Dais a 6 de Julho de 2007 às 12:41
É a chamada bofetada de luva branca a esses sr's . E como diz o Sr. Cláudio Torres os resultados já estão "fabricados" , aliás, como aconteceu na outra grande aberração que foi os "grandes" portugueses. Se para nos entreter nos dão "espectáculos" deste teor, mais vale o pessoal ir para a praia.

Comentar post

.Escolha. Debata. Vote!
.Não fique calado!
Faça perguntas difíceis. Apresente as aberrações que conhece. Discuta e faça sugestões. Disponha sempre do nosso mail: equipatalequal@sapo.pt
.Aberração da semana


"Apeadeiro" do Oriente
.Vídeos sugeridos por leitores


Cristo Rei
.Cidadão-Jornalista

Sónia Caldas é a cidadã jornalista que nos mostra as "escadas improvisadas" de Agualva.

"Viver na Alta de Lisboa" é o nome do blogue bem informado desta seman que diz tudo.

Praia da Rocha
Aeroporto da Ota
Quarteira
.Aberrações mais populares

Av. da Liberdade em Lisboa

Construção desordenada na Costa da Caparica
Quarteira
.Procure aqui a sua aberração preferida
 
.O último "Tal&Qual"


Clique para ampliar