.Bem-vindo a Portugal no seu pior
Portugal não é só um país de maravilhas. Anda por aí muita coisa a precisar de arranjo: nódoas urbanísticas, atentados ao ambiente, estradas perigosas, poluição, espécies ameaçadas, etc. O "Tal&Qual" conta consigo para apontar as aberrações a precisar de acção mais rápida. Neste blog, pode consultar as escolhas de alguns convidados, indicar as suas, comentar, debater e até votar. Ajude-nos a chamar a atenção para o que está mal.
.Aberrações recentes

. Quarteira vence “As Grand...

. "O meu estádio é bonito"

. André Sardet

. Arons de Carvalho

. Paulo Andrade

. Adolfo Luxúria Canibal

. Fernando Negrão

. "Ninguém mexe no ninho"

. Leonel Moura

. Anthímio de Azevedo

. Miguel Relvas

. Polémico e estranho "piri...

. Isaltino Morais

. Teresa Caeiro

. Carlos do Carmo

.Arquivos
.tags

. todas as tags

.Outros locais pouco recomendáveis
Website Counter
Quarta-feira, 13 de Junho de 2007
O início
Denunciar. Apontar o que está mal. Retirar os mais iludidos do país das maravilhas que por certo Portugal não é. Contribuir, na medida do possível, para alertar consciências, autoridades e cidadãos. Saber é o primeiro passo para fazer.
Estes são os objectivos da iniciativa "As 7 Grandes Aberrações de Portugal". Objectivos pouco modestos, é certo. Mas objectivos que valem mesmo a pena.
Portanto, seja bem-vindo a esta iniciativa. No "Tal&Qual" e neste blog, vai encontrar testemunhos e ideias de jornalistas, académicos, artistas e até políticos; também vai poder deixar o seu contributo, as suas opiniões.
Volte sempre. Envie-nos fotos, histórias, vídeos. Ajude-os a escolher as aberrações que mais urge eliminar do nosso País.
tags:
publicado por talequalmente às 18:10
link do post | comentar | favorito
18 comentários:
De Pedro a 14 de Junho de 2007 às 10:06
Olá,

O vosso blog ainda só tem um post, mas parece promissor, daí o destaque na Homepage dos Blogs (http://blogs.sapo.pt) e do próprio SAPO (http://www.sapo.pt), na área relativa aos blogs.

Se precisarem de ajuda com algum aspecto da gestão do vosso blog, a equipa dos Blogs do Sapo (da qual faço parte) está à vossa disposição (como, de resto, para todos os nossos utilizadores). Podem responder a este comentário ou contactar-nos através do Blog Oficial da plataforma (http://blogs.blogs.sapo.pt).

Boa continuação!

Pedro Neves
De rosaborboleta a 14 de Junho de 2007 às 12:16
De facto, o problema das lixeiras espalhadas por esse Portugal fora é de lamentar. Os portugueses em geral deveriam ser mais civicos. Mas para isso era necessário volta,r e desculpe-me a expressão "ensinar" os portugueses a ter mais cuidado com o seu ambiente e tratá-lo de forma civilizada. O que nem sempre acontece. Eu vivi muitos anos lá fora, numa pequena vila de França e apesar de haver muitas misturas de raças as pessoas eram ensinadas de pequenas a cuidar do que no fundo eram delas. Tenho pena como portuguesa observar que em certas zonas do país, os rios, as serras e as praias estão destruidos por culpa da insensiblidade do homem, que só pensa em dinheiro e não se procupa em preservar a Natureza que é um dos bens mais preciosos que nós temos. É preciso haver mais campanhas de sensiblização para que de uma vez por todas, aja mais aseio, menos poluição e pensar que o que nós fazemos hoje, pode prejudicar o futuro dos nossos filhos.
De Gilberto Gil a 14 de Junho de 2007 às 13:20
A verdade é que o destaque que o Sapo deu a este blog foi o que me levou a vir dar uma "vista de olhos", mas não foi preciso muito mais para me cativar. O tema também é muito apelador, como tal vou deixar aqui o meu testemunho pois convido quem quiser para vir ver o que aconteceu a uma Vila que já foi candidata a Património da Humanidade, e que, neste momento é candidata a Maravilha de Portugal. Com uns dirigentes políticos que só servem para ganhar o dinheiro e cometer erros a trás de erros sem saber admiti-los a Vila de Marvão esta num estado lastimável. Como tal aqui fica o convite de um Marvanense. Se os senhores quiserem mais detalhes não tenham problema em contactar-me. sayangil@gmail.com Bom trabalho.
De jcsousa a 14 de Junho de 2007 às 14:14
Buracos em Beja, nã ... nunca vieram a Paços de Ferreira, aqui são mais estradas nas estradas. Aliás darei um prémio a quem encontrada uma estrada ( digna desse nome ) no meio destes buracandice ". Se coloca-se na net as fotos dos buracos, nã o haveria memória de computador que aguentasse. Deitaram uma série de árvores a baixo, dizem, para alargar a via. Desenganem-se, perceberam mal; é mesmo para ALAGAR a via, pois é a única coisa que neste concelhinho sabem fazer. É alagar e alagar, compor que é bom e fica bem, esta gente não o sabe.
De jcs a 14 de Junho de 2007 às 14:23
Em Freamunde, num grande sentido ecológico, uns Sr.es queriam colocar um ecoponto ( é moda ser ecologista), para tal, imaginem, deitaram uma árvore a baixo !!! O lema é destruir a natureza para mais tarde a proteger .
De Mayra Prata Fernandes a 14 de Junho de 2007 às 17:07
Caro jcs
Sou jornalista do Tal&Qual e gostaria que enviasse para o nosso correio eletrónico uma foto desse local. Seria interessante explorar um pouco mais esse sentido ecológico de Freamunde.
Pode enviar para talequal@talequal.com.pt ao cuidado de Mayra Prata Fernandes

Agradeço a colaboração
De apokalypsus a 14 de Junho de 2007 às 15:48
Gostaria de saber se se podem enviar imagens sobre as aberrações que pretendem tratar neste Blogue. Obrigado.
De talequalmente a 14 de Junho de 2007 às 16:42
Pode e deve enviar-nos imagens ou pequenos vídeos a acompanhar o seu relato. O mail é equipatalequal@sapo.pt
De Carlos Gomes a 14 de Junho de 2007 às 19:37
Não entendo se a aberração se refere à estatua se ao vídeo que esse sim é uma perfeita aberração, talvez menor que a do responsável pela sua edição
De maria a 15 de Junho de 2007 às 10:55
Devo concordar que a estátua do Cristo Rei não me parece uma aberração, poderá não ser a Vénus de Milo, ou o Pensador de Rodin, contudo, a uns olhos mais atentos e sensíveis à estética será fácil encontrar verdadeiras aberrações, basta passear um dia pelas praias e ver a coragem de muitos portugueses
De josebarbosa a 14 de Junho de 2007 às 19:42
O tema que voçês se propõem tratar é um tema recorrente na nossa comunicação social. De quando em vez, alguém se lembra de aprofundar o assunto. Mas ele pela sua 'natureza' é de dificil tratamento. Não raras vezes vemos tentativas de identificar causas que são meras distracções. Temos uma vontade enorme de atribuir culpas, de desresponsabilzar culpados, caindo em discussões inuteis que mais parecem as dicussões sobre o sexo dos anjos. Assim, espero que esta iniciativa tenha sucesso, permitindo um dialogo aberto, isento de politiquices e que tenha sobretudo consequências na visão que cada português deve ter deste assunto. É que na realidade as lixeiras são feitas por nós. Os rios estão poluídos por nossa causa. Constroi-se em zonas que deveriam ser interditas pela nossa ansia de ganhar dinheiro. Sujamos as praias porque somos mal educados. Espero sinceramente que este tema seja objectivo e claro. Colocar o tema sempre no: 'eles' fazem; 'eles' desfazem é discutir o sexo dos Anjos. Boa sorte!
De afronauta a 14 de Junho de 2007 às 21:57
É pena!...Nos "Outros locais pouco recomendáveis" temos a prova de que o são. São tão pouco recomendáveis que alguém com poder foi capaz de os tornar inacessíveis!
De atento a 14 de Junho de 2007 às 23:00
cá para mim a maior aberração deste paraíso a beira mar plantado é mesmo a equipe que o dirige, ou seja os nossos governantes, sejam eles quais forem!!!!!!

Comentar post

.Escolha. Debata. Vote!
.Não fique calado!
Faça perguntas difíceis. Apresente as aberrações que conhece. Discuta e faça sugestões. Disponha sempre do nosso mail: equipatalequal@sapo.pt
.Aberração da semana


"Apeadeiro" do Oriente
.Vídeos sugeridos por leitores


Cristo Rei
.Cidadão-Jornalista

Sónia Caldas é a cidadã jornalista que nos mostra as "escadas improvisadas" de Agualva.

"Viver na Alta de Lisboa" é o nome do blogue bem informado desta seman que diz tudo.

Praia da Rocha
Aeroporto da Ota
Quarteira
.Aberrações mais populares

Av. da Liberdade em Lisboa

Construção desordenada na Costa da Caparica
Quarteira
.Procure aqui a sua aberração preferida
 
.O último "Tal&Qual"


Clique para ampliar