.Bem-vindo a Portugal no seu pior
Portugal não é só um país de maravilhas. Anda por aí muita coisa a precisar de arranjo: nódoas urbanísticas, atentados ao ambiente, estradas perigosas, poluição, espécies ameaçadas, etc. O "Tal&Qual" conta consigo para apontar as aberrações a precisar de acção mais rápida. Neste blog, pode consultar as escolhas de alguns convidados, indicar as suas, comentar, debater e até votar. Ajude-nos a chamar a atenção para o que está mal.
.Aberrações recentes

. Quarteira vence “As Grand...

. "O meu estádio é bonito"

. André Sardet

. Arons de Carvalho

. Paulo Andrade

. Adolfo Luxúria Canibal

. Fernando Negrão

. "Ninguém mexe no ninho"

. Leonel Moura

. Anthímio de Azevedo

. Miguel Relvas

. Polémico e estranho "piri...

. Isaltino Morais

. Teresa Caeiro

. Carlos do Carmo

.Arquivos
.tags

. todas as tags

.Outros locais pouco recomendáveis
Website Counter
Domingo, 24 de Junho de 2007
Um mamarracho no meio da rua


Terá aquilo caído nesta pacata rua da Areia, junto a Cascais, numa qualquer noite de tempestade? Terá a aldeia crescido em torno deste feiíssimo monumento, que ali ficou feito quisto incómodo e inamovível? Facto é que a "coisa" lá está, a atrapalhar o trânsito e a marcar o preciso local onde há  quase 71 anos se fez História. Eis como...

20 de Julho de 1936. Um pequeno avião prepara a descolagem do aeródromo de Cascais. O piloto, sabendo que a potência do aparelho é escassa para o peso da carga, acelera o motor ao máximo antes de se lançar à pista. A aeronave ganha altitude mas não a bastante para ultrapassar as copas das árvores que marcam o final da estreita faixa de terra batida: a hélice embate nas ramadas mais elevadas, desgovernando o avião. O piloto, Juan Antonio Ansaldo, tenta uma aterragem de emergência num campo lavrado, junto à aldeia da Areia, mas acaba por embater num muro em pedra. A aeronave incendeia-se. O seu passageiro jaz morto, com o pescoço desfeito.
Tratava-se do General Sanjurjo, figura-chave da sublevação que começara dois dias antes e viria a entronizar, por entre um mar de sangue, Francisco Franco como caudillo de Espanha.
O Marquês do Rif estava exilado no Estoril, castigado pela sua participação no fracassado golpe de Sevilha, em 32. Reconhecido como chefe natural por todos os militares descontentes com a vitória eleitoral da esquerda em 36, Sanjurjo fazia a ponte e limava arestas entre a facção carlista e os falangistas. O voo fatal tinha por destino Burgos, onde o general seria recebido pelas legiões de Franco como líder da revolta. Segundo o relato do piloto, que sobreviveu, o peso excessivo que terá condenado a aeronave deveu-se à mala carregada de uniformes de gala que Sanjurjo tinha por indispensável ao seu desembarque em glória.

Ainda hoje este evento causa polémicas e alimenta especulações. Ter-se-á tratado de um assassínio, ordenado por Franco? E como decorreria a História espanhola subsequente se o general tivesse alcançado Burgos? Pensaria Sanjurjo entregar o poder à Casa Real, mal a revolta triunfasse?
Mas disso já não reza
a placa que em 2003 a CMC se encarregou de substituir, restaurando "a dignidade e a memória que há muito se vinha perdendo". Nela, os "compañeros de armas" de Sanjurjo apenas lamentam o destino que cortou cerce os seus planos de "incorporarse al glorioso alçamiento nacional".
Talvez fosse também nele que Pablo Neruda pensava ao escrever:
"Generales
traidores
mirad mi casa muerta
mirad España rota:
pero de cada casa muerta sale metal ardiendo
en vez de flores,
pero de cada hueco de España
sale España,
pero de cada niño muerto sale un fusil con ojos,
pero de cada crimen nacen balas
que os hallarán un día el sitio
del corazón."


 


publicado por talequalmente às 19:59
link do post | comentar | favorito
.Escolha. Debata. Vote!
.Não fique calado!
Faça perguntas difíceis. Apresente as aberrações que conhece. Discuta e faça sugestões. Disponha sempre do nosso mail: equipatalequal@sapo.pt
.Aberração da semana


"Apeadeiro" do Oriente
.Vídeos sugeridos por leitores


Cristo Rei
.Cidadão-Jornalista

Sónia Caldas é a cidadã jornalista que nos mostra as "escadas improvisadas" de Agualva.

"Viver na Alta de Lisboa" é o nome do blogue bem informado desta seman que diz tudo.

Praia da Rocha
Aeroporto da Ota
Quarteira
.Aberrações mais populares

Av. da Liberdade em Lisboa

Construção desordenada na Costa da Caparica
Quarteira
.Procure aqui a sua aberração preferida
 
.O último "Tal&Qual"


Clique para ampliar